Gestão de Processos

bpm2

 

O QUE É

 

Conjunto de ferramentas que facilita a gestão dos processos de negócio. O Business Process Management (BPM) é uma abordagem que está pensada para produzir melhores processos. O BPM consolida-se num esforço de colaboração entre as unidades de negócio e de TI criando um novo paradigma de eficiência e lógica, nos processos de negócio.

 

PORQUÊ O BPM

 

 

 

Uma das metas mais difíceis de alcançar numa organização é obter uma visão global das suas atividades. A isto acresce a dificuldade em coordenar o trabalho dos diversos níveis hierárquicos das organizações, desde os diretores aos funcionários, dentro de um mesmo processo. As ferramentas de BPM têm uma missão clara: gerir e controlar todos os processos de negócios de uma organização, para obter melhores resultados no mercado. Reduzir custos, aumentar a produtividade, responder a mudanças no negócio de forma mais ágil e rápida são algumas das motivações inerentes à implementação de um modelo de gestão por processos. Os projetos de BPM implicam o envolvimento de toda a organização, num esforço colaborativo que fomenta o trabalho de equipa.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS

 

        
O APIA é uma ferramenta criada para que as pessoas dentro de uma organização desenhem, executem, monitorizem e administrem as suas atividades de uma forma inovadora e eficiente.

 

PORQUÊ APIA

 

 

 

Apia contribui para a melhoria contínua dos resultados da sua organização, reduzindo significativamente os custos e simultaneamente aumentando a sua produtividade.

COMO FUNCIONA APIA

 

 

ADMINISTRAÇÃO

Antes de modelar os processos, este módulo permite definir os atores principais numa organização, estabelecendo ambientes, estruturas hierárquicas, utilizadores APIA, e respetivos perfis de acesso.

 

DESENHO

Através de um interface intuitivo, permite a modelação rápida dos processos da organização, definindo primeiramente os elementos centrais dos processos, como as atividades / tarefas e respetivos formulários, para então se associar grupos de utilizadores à execução dessas tarefas. Finalmente, estabelecem-se os fluxos entre as diversas tarefas e eventuais operadores lógicos.

EXECUÇÃO

Este módulo instancía e executa os processos previamente modelados em desenho, introduzindo toda a informação relevante do negócio. Em execução iniciam-se processos e executam-se as respetivas tarefas. Os utilizadores podem executar uma tarefa, guardar uma tarefa parcialmente executada, capturar tarefas para si ou libertar para outros utilizadores e elevar / delegar consoante a estrutura hierárquica definida.

 

MONITORIZAÇÃO E CONTROLE

Este módulo permite consultar a situação histórica e atual dos diversos processos, verificando o eventual cumprimento das métricas de desempenho definidas.

CONSULTAS

Este módulo integra os diferentes tipos de consultas à base de dados que se definam na ferramenta, consultas essas exportáveis para Excel, CSV ou PDF. Dentro do APIA podem-se definir cubos, dashboards e reports que se pretenda, com informação proveniente tanto externa como internamente à ferramenta.